Ortodontia e Ortopedia Facial

Sorriso

O que é Ortodontia e Ortopedia facial?

Ortodontia e Ortopedia Facial é uma especialidade da Odontologia que se concentra especificamente no diagnóstico e no tratamento do mau posicionamento dentário e das alterações faciais, implementando a estética e a função mastigatória.

A Ortodontia, através dos aparelhos fixos, se propõe a correções baseadas apenas em movimentos dos dentes. É indicada em casos nos quais os ossos estão bem relacionados e os problemas residem apenas no mau posicionamento dentário, tanto em crianças, como em adolescentes e adultos. Os aparelhos fixos utilizados atualmente são de alta tecnologia, proporcionando aos pacientes maior conforto, segurança e rapidez no tratamento.

Já a Ortopedia Facial é indicada para pacientes jovens, antes ou durante o período de crescimento, para estimular ou redirecionar o crescimento da face. Assim, tem por objetivo restabelecer uma relação harmônica entre os ossos da face e os dentes.

Em muitos casos não há necessidade de esperar todos os dentes permanentes nascerem para iniciar o tratamento ortodôntico. Um conceito bastante moderno e eficiente é o tratamento em duas fases. Em um primeiro momento, quando ainda estão presentes os dentes de leite (aproximadamente dos 5 aos 11 anos), é realizada uma intervenção para corrigir eventuais problemas ósseos e dentários que possam influenciar negativamente o desenvolvimento da face.

Na segunda fase, uma vez que os problemas ósseos foram solucionados anteriormente e todos os dentes permanentes estão presentes, a preocupação é apenas com o correto posicionamento dos dentes. Nesta etapa os aparelhos fixos são muito úteis, pois permitem o estabelecimento de um sorriso bonito e saudável.

Qual profissional deve realizar o tratamento ortodôntico?

Como você pode perceber, os problemas que envolvem os dentes e a face são bastante amplos e complexos.
O ortodontista é o profissional que tem a formação, treinamento e experiência necessários para abordar tais problemas. Certifique-se que o profissional que você procura para correção de seus dentes é realmente um especialista na área.

Antes de iniciar o tratamento, consulte o Conselho Regional de Odontologia de seu estado – CFO ou a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial.

Para maiores informações sobre este assunto, consulte o site da Associação Paranaense de Ortodontia – APRO.